Oferta formativa 22 23 720x350

Noticias

Calendário de Matrículas 2022/2023

Escrito por terça-feira, 19 abril 2022 11:53
portal das matriculas 1 640x350
Caros Encarregados de Educação, chamo a atenção apara a leitura do Despacho n.º 4209-A/2022 de 11 de abril, o mesmo estabelece o calendário das matrículas e respetivas renovações para a educação pré-escolar, ensinos básico e ensino secundário para o ano letivo de 2022-2023.
A Diretora do Agrupamento de Escolas André de Gouveia, Évora

Maria de Lurdes Beraldo de Brito

Votos de uma boa Páscoa

Escrito por quarta-feira, 13 abril 2022 15:05
A todos os que fazem parte deste Agrupamento desejo uma feliz Páscoa! 
Que a coragem e o sucesso abençoem todos os nossos projetos, não só os profissionais, mas também os de vida.
Este é um tempo de alegria, um momento para celebrar e comemorar a amizade e a paz.
Boa Páscoa para todos nós!

A Diretora do Agrupamento de Escolas André de Gouveia, Évora

Maria de Lurdes Beraldo de Brito

Semana das Línguas e Literaturas Estrangeiras

Escrito por sexta-feira, 08 abril 2022 15:10

 Foto apresentação biblioteca

De 28 de março a 1 de abril comemorou-se uma vez mais no nosso Agrupamento a Semana das Línguas e Literaturas Estrangeiras. Alunos e professores reuniram-se à volta dos livros, lendo em espanhol, inglês e francês, para confirmar que a literatura é uma linguagem universal que contribui para nosso desenvolvimento enquanto seres humanos. Abrimos um livro e abre-se "o infinito num junco", nas palavras da escritora Irene Vallejo. E às palavras juntaram-se os acordes da guitarra e a voz apaixonada do nosso Francisco Melo (12.ºano), bem como os movimentos graciosos da Carlota Advinha (11.ºano) e da Leonor Santos (12.ºano), que, cheias de "salero", nos brindaram com a sua dança sevilhana. Houve ainda lugar para refeições típicas nas cantinas, sessões de cinema e exposição de trabalhos feitos pelos alunos na EBCV, e, a encerrar o certame, depois da leitura de poemas em três línguas, pelos alunos de 8.º e 9.ºanos da ESAG, fez-se um minuto de silêncio, de velas acesas, em prol da paz na Ucrânia. Porque, como diz Malala Yousafzai, "um livro pode mudar o mundo".

 

Foto Homenagem à Ucrânia

Foto atuação musical

Sessão de apresentação - Leitura Encenada

Escrito por sexta-feira, 08 abril 2022 15:08

277226709 5617325724948511 4957989555616155004 n

 

A turma de 7.º F da Escola Conde de Vilalva  esteve envolvida em seis sessões de Dramaturgia de Textos Narrativos e de Leitura Encenada com a Malvada Associação Artística. Os alunos participaram na escolha, adaptação e interpretação de uma seleção de textos, culminando numa Leitura protagonizada pelo grupo, numa sessão aberta na biblioteca da Escola, no dia seis de abril. 

Esta atividade foi mediada pela Professora Lucinda Polícia (Coordenadora das bibliotecas do Agrupamento de Escolas André de Gouveia), que deu continuidade à iniciativa do nosso querido colega Pedro Rosado.

Convocados por um instinto que reclama uma (re)ligação à natureza, a importância da alteridade das plantas e uma vontade urgente de proximidade da terra, a Malvada propõe-se desenvolver um projeto de criação artística que é imerso em complexidade, tensões e dúvidas, que se vai realizar ao longo do ano de dois mil e vinte e dois e se prolonga por dois mil e vinte e três. Ao longo do projeto apresenta-se um Ciclo de Conversas, uma Escrita Epistolar, uma Exposição Fotográfica e um Espetáculo, todos interligados num processo de inteligência distribuída similar ao das plantas. Este projeto de criação prevê uma componente de reflexão e de construção de pensamento crítico sobre a atualidade e o futuro num diálogo entre artistas, participantes, público e pensadores. 

 

 

Coordenadora das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas André de Gouveia/ Coordenadora da RBEV (Rede de Bibliotecas de Évora)  
Maria Lucinda Lavouras Polícia

Sessão Distrital de Évora do Parlamento de Jovens

Escrito por quarta-feira, 06 abril 2022 18:46

parlamento

Guilherme Branco e Maria Carolina Piteira são dois dos deputados eleitos, ontem, na Sessão Distrital de Évora do Parlamento de Jovens, para irem à Sessão Nacional, no Palácio de São Bento, nos dias 30 e 31 de maio.

Depois de algum tempo afastada destas iniciativas, o regresso da Escola Secundária André de Gouveia ao programa que promove a participação democrática nos jovens não podia ter sido mais auspicioso. O seu projeto de recomendação ficou entre os três primeiros mais votados e depois de um debate interessante e incisivo e de muitas negociações, os deputados presentes votaram e elegeram, para além dos deputados anteriormente referidos, dois deputados dos Salesianos de Évora e um da Escola Secundária Rainha Santa Isabel, de Estremoz, cujo projeto de recomendação foi o mais votado.

O programa do Parlamento dos Jovens é uma oportunidade extraordinária para os jovens exercerem a sua cidadania ativa, participativa e democrática e tomarem consciência que a escola é um local de eleição para projetos que estimulem o pensamento crítico e criativo, a autonomia, o relacionamento interpessoal e o saber científico, técnico e tecnológico.

Nas palavras do deputado suplente, Luís Antunes, a participação no Parlamento dos Jovens “foi uma experiência enriquecedora, foi bastante útil para desenvolver diversas capacidades, como por exemplo, a capacidade de argumentação e a capacidade de trabalhar em equipa. Aprendi também a ouvir e a respeitar diferentes perspetivas. Agradeço a todas as pessoas que tornaram este projeto possível, com um especial obrigado à professora Conceição Peres, que foi o nosso grande pilar nesta etapa e também aos meus colegas deputados que fizeram um trabalho excecional”.

Mais um desafio superado! Parabéns e este é o caminho!

 

PHOTO 2022 04 05 22 00 58 1

"Somos solidários"

Escrito por quarta-feira, 30 março 2022 14:48

PHOTO 2022 03 25 22 17 25

Cientificamente provável

Escrito por domingo, 27 março 2022 20:59

20220322 151603 2

Continuamos a promover a aproximação entre os alunos do ensino secundário e a investigação científica realizada no ensino superior.

Assim, no dia 22 de março, os alunos de 10.ºCT2 e 11.ºCT1 participaram numa palestra interativa orientada pela Doutora Mafalda Costa, investigadora do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, que decorreu no anfiteatro da ESAG. Nesta terceira atividade do projeto Cientificamente Provável os alunos tivemos oportunidade de ficar a conhecer as matérias-primas usadas na composição do vidro e o quanto a sua “impressão digital” química é importante para se conhecer, com maior profundidade, a história dos povos que produziram e comercializaram o vidro. Num segundo momento da sessão os alunos observaram, ao microscópio, alguns vestígios de diferentes tipos de vidro.

 

 

Workshop – Cães de Assistência

Escrito por sexta-feira, 25 março 2022 13:09

workshop caes

 

No passado dia 7 de março, ocorreu no nosso agrupamento um Workshop subordinado ao tema - Cães de Assistência -  no anfiteatro da ESAG. Este evento foi organizado pela aluna Madalena Batalha, no âmbito da sua PAP, do Curso  Profissional Técnico de Apoio Psicossocial e foi levado a cabo pela Associação ÂNIMAS, representada pelo Sr. Abílio Leite,  Presidente da Direção e pelo simpático amigo de quatro patas, Eddie.

Comemorações dia Mundial do Teatro

Escrito por sexta-feira, 25 março 2022 13:08

Comemorações dia Mundial do Teatro

Dia Mundial da Poesia

Escrito por terça-feira, 22 março 2022 15:28

Dia Mundial da Poesia 8

ESAG recebe a escritora Sara Rodi

Escrito por terça-feira, 15 março 2022 01:05

20220311 112352

 

Na biblioteca da ESAG um poeta, gentilmente cedido pela Associação Cultural Teatro do Imaginário, esperava pelo encontro com aquela que tinha andado a bisbilhotar a sua relação com as mulheres da sua vida. Estava acompanhado por pautas escolares, uma do 8.ºF de 1992 e outra do 12.ºA4 de 1996.

O encontro ocorreu no dia 11 de março. Não sabemos se a Ofélia ficou com ciúmes, mas sabemos que, nesse dia, os alunos da ESAG tiveram oportunidade de ouvir e conversar com a escritora Sara Rodi a propósito do seu mais recente livro “O quanto amei Fernando Pessoa e as mulheres da sua vida”.

A conversa permitiu conhecer um outro poeta: criança, adolescente, filho, irmão, sobrinho, tio, amado. Foi ainda possível saber mais sobre as pessoas com quem se cruzou ao longo da sua vida ou sobre a sua faceta mística.

Para a escritora foi um regresso àquela que foi a sua escola entre 1990 e 1996, por isso foi um reencontro com colegas e professores que a receberam com carinho e amizade. Nem o grupo de teatro GATAPUM faltou ao encontro.

As intervenções dos alunos permitiram compreender que tinham descoberto um Pessoa que, para além do genial poeta, foi também um ser humano igual a todas as outras pessoas.