• NOTÍCIAS
  • Regresso às aulas! Para reflexão...

Oferta formativa 22 23 720x350

Noticias

Parlamento dos Jovens

Escrito por quarta-feira, 15 dezembro 2021 23:29

parlamento1 parlamento2  parlamento3

 

No dia 14 de dezembro, pelas 15 horas, teve lugar no anfiteatro da ESAG o debate entre os alunos, que participam nesta iniciativa, e o Sr. Deputado da Assembleia da República, Dr. Luís Capoulas Santos.

 

Esta atividade insere-se no programa Parlamento dos Jovens, para o ensino secundário, e antecede o início da campanha eleitoral em que participam cinco listas constituídas por 50 alunos provenientes de sete turmas do ensino regular e profissional.

 

Depois de uma breve intervenção a conversa decorreu de forma participada e interessada. Num mundo onde as notícias falsas chegam a um número cada vez maior de pessoas, de forma cada vez mais rápida, a missão dos nossos candidatos será a de apresentarem medidas para combater a desinformação. O encontro permitiu o início da reflexão e fez despontar algumas ideias. Agradecemos a presença do Sr. Deputado e desejamos que a campanha eleitoral seja esclarecedora e profícua.

 

Na sequência deste debate tão participado e interventivo, o Sr. Deputado endereçou o convite a todos os candidatos para se deslocarem à Assembleia da República e assistirem a uma sessão parlamentar na próxima legislatura. Sugerindo ainda que fosse solicitado o autocarro à Câmara Municipal de Évora para colaborar nesta visita de estudo, que se pautará por uma consolidação da cidadania ativa e plena que os candidatos a deputados desenvolvem nesta escola.

cartaz Campanha Solidária REEE e pilhas page 0001
No âmbito do programa Eco-Escolas e do projeto Geração Depositrão, com a colaboração de 4 alunas do Curso de Ciências da Educação, da Universidade de Évora, a ESAG promove, mais uma vez, de 9 a 17 de dezembro a Campanha de Recolha de Resíduos e Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE' s) e de Pilhas, em fim de vida. 
Desta forma, contribuímos para:
1. Poupança de recursos - A reciclagem reduz a extração de matérias-primas virgens e economiza energia.
2. Maximização de espaço - O nosso espaço é finito e os aterros sanitários podem contaminar o Ambiente com substâncias tóxicas e perigosas.
3. Ambiente mais saudável - Um ambiente mais seguro e ecológico melhora a nossa qualidade de vida e desta forma não prejudica a nossa saúde.
4. Poupança de energia - Reciclar significa que consumimos menos materiais, temos menos resíduos para tratar, consumimos menos energia na mineração e refinamos novas matérias-primas. 
Esta campanha, está ainda associada à iniciativa "Todos pelo IPO". No conjunto de resíduos abrangidos por esta iniciativa encontram-se pilhas e pequenos equipamentos, em fim de vida, como comandosbrinquedos, lanternas ou relógios baterias de computadores portáteistelemóveis ou comandos de consolas de jogos. Os resíduos recolhidos até ao final do ano, pela ERP Portugal, serão transformados em donativos a entregar ao IPO para a aquisição de equipamentos de diagnóstico e tratamento de doenças oncológicas.
Apelamos assim à comunidade educativa para que responda, mais uma vez, a este apelo e agradecemos desde já o seu contributo.
Entregas a realizar no Bloco D
Campanha Solidária 2021 page 0001

Galardão Bandeira Verde 2021

Escrito por sábado, 11 dezembro 2021 19:20
Hastear Bandeira Verde 2021 c
No âmbito do Programa Eco-Escolas e como reconhecimento do desempenho da Escola Secundária André de Gouveia, durante o peculiar ano letivo 2020/2021, esta foi premiada com o Galardão Bandeira Verde 2021
Esta bandeira foi hasteada no dia 10 de dezembro, com a participação dos alunos do 10º CT2, da direção do Agrupamento, de alguns funcionários e da Equipa Eco-Escolas. 
Deixamos um agradecimento muito especial a todos os elementos da comunidade educativa - professores e alunos, direção e órgãos de coordenação, auxiliares da ação educativa e entidades parceiras,  pais e encarregados de educação, que direta ou indiretamente contribuíram no sentido de manter esta luta viva, por uma cidadania ambiental mais ativa e por um desenvolvimento mais sustentável.
Ser Eco-Escolas é muito mais que uma equipa, é todo um trabalho conjunto e é esse que pode fazer a diferença. 

É um compromisso para com o ambiente.

Somos Eco-Escolas.

Homenagem ao colega Pedro Rosado

Escrito por quarta-feira, 08 dezembro 2021 22:14
Foto Pedro Rosado
O Agrupamento e toda a comunidade educativa está de luto pelo nosso professor Pedro Rosado.
Apresentamos aos filhos o nosso pesar.
Para quem conhece o Pedro, podemos dizer dele que era um homem intrinsecamente BOM, tinha um talento nato para a escrita, prosa e verso, culto, de uma grande sensibilidade e amigo do seu amigo.
Ocorre-me dizer que era um ser humano peculiar, com um humor próprio, o qual muitas vezes tínhamos dificuldade em entender.
O Pedro foi um dos professores que deu início à atual Escola Básica 2,3 Conde de Vilalva, no Colégio dos Salesianos em Évora.
Todos ficamos a recordá-lo com saudade, com amizade.
 Fica para sempre nas nossas recordações
Até sempre Pedro Rosado

 

A Diretora do Agrupamento de Escolas André de Gouveia, Évora

Maria de Lurdes Beraldo de Brito

Jornal AAGTV 1ª Edição 2021

Escrito por segunda-feira, 06 dezembro 2021 18:23

Leituras Centenárias

Escrito por domingo, 05 dezembro 2021 22:23

Assinala-se a 16 de novembro de 2022 o centenário do nascimento de José Saramago. A efeméride constituirá uma oportunidade privilegiada para a consolidação da presença de um grande escritor na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro, bem como para se prestar homenagem à sua figura de cidadão. O programa “Saramago na Escola” compreende várias iniciativas, dentre as quais as “Leituras Centenárias”, uma parceria da Fundação José Saramago com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Plano Nacional de Leitura. Assim, no dia 16 de novembro de 2021, assinalou-se a abertura do Centenário em 100 Escolas Básicas portuguesas com sessões de leitura do conto A Maior Flor do Mundo, presente no currículo escolar do 4º ano do Ensino Básico. Para além de constituir uma evocação do escritor José Saramago, as “Leituras Centenárias” procuraram motivar os jovens para a leitura, para o aperfeiçoamento da língua, para a compreensão da narrativa e para o questionamento e diálogo sobre nós próprios, a sociedade e o meio ambiente, em sintonia com a filosofia que preside ao Plano Nacional de Leitura e à Rede de Bibliotecas Escolar. No nosso agrupamento, participaram quatro escolas básicas: Conde de Vilalva, Frei Aleixo, Galopim de Carvalho e Canaviais. Os alunos que representaram as escolas foram os seguintes: Leonor Murteira (6.ºano), Margarida Varela Ferreira ( 4.ºano);Ariana Canas (4.ºano) e Vasco Cabecinha(4.ano)

Cientificamente provável

Escrito por sexta-feira, 03 dezembro 2021 18:08

20211202 152242

A Biblioteca Escolar dá continuidade à parceria que estabeleceu com o Laboratório HERCULES - Universidade de Évora com a dinamização de um conjunto de atividades que visam aproximar os alunos da Escola Secundária André de Gouveia, que frequentam a área de Ciências e Tecnologias, ao processo de investigação desenvolvido no Laboratório HERCULES.

A primeira dessas atividades decorreu hoje, dia 2 de dezembro, e trouxe à escola a investigadora Milene Gil com a apresentação da palestra subordinada ao tema “À descoberta dos materiais de cor de Almada Negreiros (Fase1)”. Participaram alunos de 10.ºCT1 e 12.ºCT2 e SE acompanhados pelos seus professores.

Cientificamente provável é uma iniciativa que visa incentivar e enquadrar o estabelecimento de parcerias entre as Bibliotecas de Escolas Secundárias e as Unidades de Investigação e/ou Bibliotecas do Ensino Superior.

São objetivos principais do Cientificamente Provável:

“1. Promover a aproximação entre o ensino secundário e o ensino superior, através das bibliotecas escolares;

  1. Contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens e para o desenvolvimento das suas competências de investigação, comunicação e literacia da informação;
  2. Proporcionar aos alunos o contacto com investigadores e práticas de investigação universitárias, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e para prosseguir estudos superiores nas áreas dos seus interesses.“ (in https://rbe.mec.pt/np4/CientificamenteProvavel.html )

#cientificamenteprovável

#HERCULES 

#BibliotecaESAG

 

20211202 144451

Projeto: " Mulheres de Coragem no Palácio de Belém"

Escrito por sexta-feira, 26 novembro 2021 20:45

0001

Desafio Internacional do Pensamento Computacional

Escrito por sábado, 06 novembro 2021 19:00

A turma CA43A da EB de Canaviais participa no Projeto Bebras - Desafio Internacional do Pensamento Computacional

0001

FANTÁSTICO - imagens gravadas...histórias contadas...

Escrito por terça-feira, 02 novembro 2021 21:59

capa fantástico (1)

 No ano letivo 2018/2019, a Biblioteca da Escola Conde de Vilalva promoveu um concurso de escrita, destinado aos alunos de segundo e terceiro ciclos do Agrupamento, em articulação com o Clube de Gravura e a disciplina de Português. O tema do concurso foi o “Fantástico”. Os objetivos foram os seguintes: fomentar hábitos de leitura e de escrita na comunidade escolar; desenvolver a capacidade de expressão e comunicação escritas e estimular a escrita criativa e a expressão plástica.

As Fases do Concurso foram as que seguir se enumeram:

1. Leitura de dois contos selecionados pela professora bibliotecária em articulação com a professora do clube de gravura.

2. Ilustração das histórias com gravuras.

3. Exposição de gravuras na biblioteca.

4. Visita à exposição com os professores de Português.

5. Redação de textos coletivos sob a orientação do professor de Português, em sala de aula.

6- Atribuição de um prémio ao melhor texto de cada ano de escolaridade.

7. Edição de um livro com os textos e gravuras.

8. Lançamento do livro, no terceiro período.

Com este concurso, valoriza-se a leitura, mas também a escrita e a ilustração.

Tal como Sérgio Niza defende, consideramos que a escrita mantém uma forte ligação com a leitura e que uma das melhores maneiras de fazer dos alunos leitores é fazer deles escritores.

https://pt.calameo.com/read/0067824206285c748db6a

Atividade no Clube de Ténis de Évora!

Escrito por terça-feira, 02 novembro 2021 21:55

foto ténis

No passado dia 26 de Outubro, os alunos do terceiro ano do Curso Profissional Técnico de Gestão Desportiva deslocaram-se ao Clube de Ténis de Évora para a realização da primeira sessão prática no âmbito do Módulo de Ténis, da disciplina de Práticas de Atividades Físicas e Desportivas. O contacto com as instalações desportivas e a prática da modalidade são conteúdos fundamentais a adquirir neste módulo!