• NOTÍCIAS

Noticias

O CENTRO DE CIÊNCIA VIVA DE ESTREMOZ VEIO À EBCV

Escrito por sexta-feira, 07 maio 2021 10:29

WhatsApp Image 2021 05 05 at 11.54.36 1

WhatsApp Image 2021 05 05 at 11.54.37 1

WhatsApp Image 2021 05 05 at 11.54.37WhatsApp Image 2021 05 05 at 11.54.35

 

Nos dias 26, 29 e 30 de abril a Escola Básica Conde de Vilalva acolheu três elementos do CCVE no âmbito do projeto DAC “Ver a Terra e as estrelas”; o público-alvo foram as turmas do 7º Ano de Escolaridade.

Este projeto foi desenvolvido em três Workshops alusivos às Ciências Naturais e Físico-Química e contemplou os seguintes temas:

1 - Ver a Terra com a Geologia - Do ciclo das Rochas ao ciclo tectónico;

2 - Ver a Terra com a Física - Das ondas sísmicas à estrutura da Terra;

3 - Ver o Universo através dos tempos, com os grandes pensadores: de Aristóteles a Einstein. Uma história de Ciência.

Para além das disciplinas proponentes, outras disciplinas dos Conselhos de Turma se juntaram ao projeto, participando ativamente no mesmo.

Professores e alunos envolvidos mostraram-se atentos, interessados pelas temáticas propostas e ativos nas interações ocorridas; o balanço final foi muito positivo, tendo sido amplamente atingidos os objetivos propostos para o projeto.

Os professores responsáveis agradecem toda a colaboração prestados pelos vários elementos da comunidade escolar.

0001 2

No dia Nacional do Bombeiro a EB de Canaviais homenageou esta instituição.
Aqui fica o registo fotográfico do projeto "Doar" dinamizado pela turma do 4ºA  em parceria com os pais.

O projeto consistiu na doação de materiais(luvas,aventais e outros equipamentos) aos bombeiros, adquiridos com o dinheiro que tinham angariado para o passeio de finalistas que andavam a juntar já há algum tempo.
Um gesto muito bonito e generoso por parte de todos.
Parabéns professora Rosário, alunos e pais pela vossa iniciativa!

Agora, conto eu!

Escrito por quarta-feira, 28 abril 2021 19:13

 

"A leitura de histórias e a exploração de livros têm, para além da criação de relações afetivas, outros benefícios no desenvolvimento das crianças, uma vez que promovem a autonomia, aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento do espírito crítico. É fundamental para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo”

 

 

Agora, conto eu!

Escrito por quarta-feira, 28 abril 2021 19:10
Para assinalar o Dia Mundial do Livro, na Escola de Canaviais de Évora, a aluna Clara Aires da sala B, do Jardim de Infância, contou uma história aos seus colegas. As histórias fazem parte da infância, tal como o ato de brincar, e permitem à criança fantasiar e lidar com algumas angústias do seu dia-a-dia. Ao ouvir histórias, a criança tem a oportunidade de enriquecer e alimentar a sua imaginação, ampliar o vocabulário, aprender a refletir e aceitar situações variadas, desenvolver o seu pensamento lógico e espírito crítico, através de manifestações de humor e satisfação da sua curiosidade natural. O principal objetivo e intencionalidade destas atividades, é a de que as crianças desenvolvam interesse pela leitura e escrita, uma vez que constitui um meio eficaz para as pôr em contacto com a literatura, para proceder a uma iniciação literária que, pelo prazer a que surge associada, pode constituir um caminho seguro para a apreciação literária.

PROJETO INTEGRADO NO ECOESCOLAS

Escrito por sexta-feira, 23 abril 2021 16:43

 

Um grupo de alunos excepcionais da ESAG dão continuidade ao projeto de recuperação e manutenção do pátio interior situado nos blocos A e B desta escola. 

Na semana em curso procederam à limpeza do tanque que é o habitat de alguns peixinhos e removeram da terra uma árvore já podre.
O entusiasmo deles nestas tarefas foi uma coisa bonita de se ver! 
Parabéns !
DIA MUNDIAL DO LIVRO
No dia 23 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
A Rede de Bibliotecas de Évora convida à leitura toda a comunidade educativa das 10h30 às 10h50.

Convidamos toda a comunidade educativa a partilhar connosco o prazer da leitura!

Vamos todos participar!

Cale-se! Não Calo!

Escrito por sábado, 10 abril 2021 09:49

No âmbito do trabalho de estágio dos alunos do 3º Ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo - Interpretação da ESAG, efetuado na companhia teatral de Évora "Bruxa Teatro" foi apresentado o espetáculo "Cale-seNão Calo!" no passado dia 26 de março.

 

Hoje é Dia Mundial do Teatro

Escrito por sábado, 27 março 2021 10:30
Hoje, dia 27 de março, comemora-se o Dia Mundial do Teatro.
Apesar dos momentos difíceis que estes tempos nos trazem, a ARTE e a CULTURA continuam sempre vivas e a alimentar o FUTURO.
Aqui fica a mensagem deste Dia, nas  vozes dos nossos professores Carlos Alves, Glória Costa Silva e Margarida Abrantes.

 

VIVA O TEATRO

Espetáculo "Cale-se! Não Calo!"

Escrito por sábado, 27 março 2021 10:28

ESAG Cartaz calate

No âmbito do trabalho de estágio dos alunos do 3º Ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo - Interpretação da ESAG, efetuado na companhia teatral de Évora "Bruxa Teatro" foi apresentado o espetáculo "Cale-se! Não Calo!" no passado dia 26 de março.

DESDE JÁ CONVIDAMOS TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA A ASSISTIR AO VÍDEO DE APRESENTAÇÃO FINAL DESTE ESPETÁCULO NO PRÓXIMO DIA DIA 9 DE ABRIL, PELAS 21H 30M, AQUI, NESTE SITE E NO FACEBOOK DO AGRUPAMENTO!
VIVA O TEATRO!

#DesafioEcoArt NA.ESAG

Escrito por quarta-feira, 24 março 2021 09:33
cartaz

 

Aberto o #DesafioEcoArt NA.ESAG - Concurso de pequenos vídeos (tiktoks), que mostrem ações do dia-a-dia em prol do ambiente de forma divertida e criativa.  Pretende-se, desta forma promover códigos de conduta, no sentido de melhorar o nosso desempenho ambiental. Os vídeos selecionados integrarão o Eco-Código digital da ESAG - declaração que representa o compromisso da escola com a sustentabilidade e que deve ser divulgado por todos.
A adesão ao desafio pode ser feita na Modalidade turma ou na Modalidade individual/grupo, caso a turma não adira (ver Regulamento).

 

1)      Cada aluno ou grupo (máx. 3), deverá selecionar um problema ambiental, existente na escola ou em casa, a nível local ou nacional, ou mesmo a nível global, e realizar um pequeno vídeo apelativocom a mensagem e/ou o comportamento a promover como contributo para a resolução do problema identificado.
2)      A turma deve participar com os 3 melhores vídeos (tiktoks).
3)    Os vídeos, eleitos na turma, ou realizados a título individual/grupo, devem ser enviados para concurso com as respetivas fichas técnicas (ver Regulamento), para a Equipa Eco-Escolas da ESAG - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.até 30 de abril de 2021.

 

Serão premiados o "Melhor vídeo por turma", assim como o "Melhor vídeo" e a "Melhor mensagem". Na modalidade individual/grupo apenas se aplicam as duas últimas categorias.
Equipa Eco-Escolas

 

Consultar > Regulamento