• Eco-Escolas Noticias

Oferta Formativa 2023/24

ofertaformativa23 24

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 387

Eco-Escolas (8)

Concurso "SEGUE A TUA NATUREZA"  (3º ciclo e Secundário)

Escrito por segunda-feira, 15 janeiro 2024 17:08

foto 076Faz o teu vídeo e habilita-te a ir à Ilha de S. Miguel (Açores)
No passado dia 8 de janeiro o Agrupamento contou com uma sessão de informação dirigida a alunos, na EBCV.
"Segue a tua natureza" pretende conectar os jovens com a Natureza, aproximando-os dos valores identitários naturais do País.

 

Certificado Eco-Escola 2022/2023

Escrito por sexta-feira, 01 dezembro 2023 12:46

foto 048

Green Cork Escolas 2022|2023

Escrito por sexta-feira, 25 novembro 2022 22:26

foto 136No âmbito do Programa Eco Escolas, a ESAG aderiu à CampanhaGreen Cork Escolas 2022|2023 .

Os recipientes para a recolha das rolhas de cortiça encontram-se nos Blocos e Sala de Professores.

Mais Rolhas recicladas …mais Árvores plantadas!

Vamos todos colaborar e participar nesta iniciativa!

Escrito por sexta-feira, 07 outubro 2022 22:00

foto 013

Alunos da ESAG reabilitam pátio interior

Escrito por terça-feira, 29 maio 2018 14:57

Os professores Mariana Neves e Sérgio Machado, no âmbito da área Atividades para o Desenvolvimento da Capacitação, aplicada aos alunos com um Currículo Específico Individual, desenvolvem o Projeto - Há Girassóis na ESAG, integrado no Programa Eco–Escolas.

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Floresta, 120 alunos das turmas do 8º ano, do agrupamento, visitaram a Herdade do Freixo do Meio, herdade alentejana com 520 ha de montado.

Os nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma nova geração que assumiu o desafio de gerir esta herdade como um Bem Comum.

O guia apresentou a história desta Agrofloresta (Montado) e fez uma visita guiada às diversas actividades agro-silvo-pastoris que se desenvolvem na herdade. Foi possível desta forma, verificar que há uma aposta clara no respeito pelos recursos naturais dos quais dependemos.

Contou-nos ainda que, através da criação de uma Cooperativa de Usuários, tornou-se num espaço de cooperação, de inclusão, de desenvolvimento pessoal, de trabalho e de construção de uma comunidade. 

Promovem assim o desenvolvimento da região, integram na herdade projetos autónomos e complementares, sob a forma de microempresas, e colaboram ativamente com a investigação -Learning Center, da Universidade Gastronómica da Slow Food, e com a maioria das Universidades Portuguesas.

freixo do meio 1  freixo do meio

Foram abertas inscrições às famílias, da nossa comunidade escolar, para a contagem de Grous (Grus grus) realizada no concelho de Mourão, uma das áreas de invernada, e integrada nos Censos Ibéricos da espécie.

A ESAG assegurou um dos pontos de observação constituindo uma das 6 equipas no terreno, coordenadas pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), tendo-se contado cerca de 900 Grous, entre os que se encontravam na zona de alimentação e os que se deslocavam para o dormitório.

Foi um espetáculo de rara beleza, que demonstrou o quão importante são estes ecossistemas para a biodiversidade e a razão da necessidade da sua conservação.

grous1 grous2