• NOTÍCIAS
  • "À Descoberta da Fauna Noturna", na Ribeira dos Clérigos.

Oferta Formativa 2023/24

ofertaformativa23 24

Noticias

Cientificamente provável

Escrito por domingo, 27 março 2022 20:59

20220322 151603 2

Continuamos a promover a aproximação entre os alunos do ensino secundário e a investigação científica realizada no ensino superior.

Assim, no dia 22 de março, os alunos de 10.ºCT2 e 11.ºCT1 participaram numa palestra interativa orientada pela Doutora Mafalda Costa, investigadora do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, que decorreu no anfiteatro da ESAG. Nesta terceira atividade do projeto Cientificamente Provável os alunos tivemos oportunidade de ficar a conhecer as matérias-primas usadas na composição do vidro e o quanto a sua “impressão digital” química é importante para se conhecer, com maior profundidade, a história dos povos que produziram e comercializaram o vidro. Num segundo momento da sessão os alunos observaram, ao microscópio, alguns vestígios de diferentes tipos de vidro.

 

 

Workshop – Cães de Assistência

Escrito por sexta-feira, 25 março 2022 13:09

workshop caes

 

No passado dia 7 de março, ocorreu no nosso agrupamento um Workshop subordinado ao tema - Cães de Assistência -  no anfiteatro da ESAG. Este evento foi organizado pela aluna Madalena Batalha, no âmbito da sua PAP, do Curso  Profissional Técnico de Apoio Psicossocial e foi levado a cabo pela Associação ÂNIMAS, representada pelo Sr. Abílio Leite,  Presidente da Direção e pelo simpático amigo de quatro patas, Eddie.

Comemorações dia Mundial do Teatro

Escrito por sexta-feira, 25 março 2022 13:08

Comemorações dia Mundial do Teatro

Dia Mundial da Poesia

Escrito por terça-feira, 22 março 2022 15:28

Dia Mundial da Poesia 8

ESAG recebe a escritora Sara Rodi

Escrito por terça-feira, 15 março 2022 01:05

20220311 112352

 

Na biblioteca da ESAG um poeta, gentilmente cedido pela Associação Cultural Teatro do Imaginário, esperava pelo encontro com aquela que tinha andado a bisbilhotar a sua relação com as mulheres da sua vida. Estava acompanhado por pautas escolares, uma do 8.ºF de 1992 e outra do 12.ºA4 de 1996.

O encontro ocorreu no dia 11 de março. Não sabemos se a Ofélia ficou com ciúmes, mas sabemos que, nesse dia, os alunos da ESAG tiveram oportunidade de ouvir e conversar com a escritora Sara Rodi a propósito do seu mais recente livro “O quanto amei Fernando Pessoa e as mulheres da sua vida”.

A conversa permitiu conhecer um outro poeta: criança, adolescente, filho, irmão, sobrinho, tio, amado. Foi ainda possível saber mais sobre as pessoas com quem se cruzou ao longo da sua vida ou sobre a sua faceta mística.

Para a escritora foi um regresso àquela que foi a sua escola entre 1990 e 1996, por isso foi um reencontro com colegas e professores que a receberam com carinho e amizade. Nem o grupo de teatro GATAPUM faltou ao encontro.

As intervenções dos alunos permitiram compreender que tinham descoberto um Pessoa que, para além do genial poeta, foi também um ser humano igual a todas as outras pessoas.

SEMANA UBUNTU DA EMPATIA - 21 – 25 fevereiro 2022

Escrito por quarta-feira, 02 março 2022 19:44

WhatsApp Image 2022 02 27 at 22.15.52

 

A dar os primeiros passos, o Clube Ubuntu da Escola Secundária André de Gouveia participou na Semana Ubuntu da Empatia, promovida pelo Instituto Padre António Vieira, através do seu projeto da Academia de Líderes Ubuntu, em parceria com a revista Fórum Estudante. A iniciativa esteve alinhada com o movimento internacional “Empathy Week” e decorreu entre 21 e 25 de fevereiro.

Entre as várias atividades, destacamos as frases inspiradoras espalhadas pela escola, os exercícios da empatia e a dinamização do Correio do Elogio, pelas turmas do 9.º ano, 1.º PIAA e 2.º PIAA, que distribuiu cerca de duas centenas de cartas pelos alunos, docentes e não docentes e até pela gata de estimação da escola.

Também as turmas dos 3.º e 4.º anos do primeiro ciclo das Escolas Galopim de Carvalho, Canaviais e Frei Aleixo abraçaram o projeto através da realização dos Entrelaçados, símbolo da relação empática que devemos estabelecer entre toda a comunidade não só educativa, mas essencialmente global. Todas as salas dos jardins de infância e primeiro ciclo receberam um entrelaçado com uma mensagem alusiva à semana da empatia. Todos os alunos do primeiro ciclo das zonas rurais do AEAG receberam um entrelaçado para que se sintam integrados numa comunidade que vai para além da sua freguesia.

E porque somos todos agentes da revolução empática que o mundo precisa, o Clube Ubuntu em colaboração com a TAE – Tuna Académica do Liceu de Évora, foram distribuir Entrelaçados na Praça do Giraldo às pessoas que passavam e estranhavam o gesto de receberem algo em troca de um simples sorriso.

Em colaboração com a equipa da Biblioteca da Escola Secundária André de Gouveia, foi construído o Mural da Empatia que foi exposto no último dia no polivalente da escola. Aqui ficaram registadas as mensagens de apelo à empatia que deve orientar a ação humana na construção de um mundo melhor. Também o projeto Já leste um Poema hoje foi dedicado à Semana Ubuntu da Empatia.

A todos o nosso Obrigada pela participação e colaboração! Somos Arte, Somos Família, Somos Escola, Somos Ubuntu

 

WhatsApp Image 2022 02 25 at 14.00.05

parlamentojovem

No ano letivo de 2021 /2022 a ESAG teve o prazer de ser selecionada novamente para participar em uma atividade do Parlamento Europeu de Jovens (EYP-PORTUGAL), nomeadamente na 2ª Sessão Regional do Parlamento Europeu de Jovens, a qual decorreu entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2022, em Évora. A sessão contou com a presença de alunos oriundos de várias escolas públicas de todo o país, sob a organização de jovens universitários nacionais e estrangeiros.

A nossa escola foi, deste modo, representada por uma delegação de 6 alunos: Rita Caeiro e João Romero(11ºH2) Miguel Cananão(2ª PTGEI)Rui Almeida,(2º PTAV Filipa Caramujo e Gonçalo Parreira(9ºA),oriundos maioritariamente do ensino secundário e profissional e, a título excecional, do ensino básico, alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, estando o trabalho de organização de preparação e de acompanhamento dos discentes a cargo das professoras de Inglês, Maria Manuela Gamero e Teresa Villas-Boas.

 A atividade enquadra-se no PAA da escola, correspondendo plenamente aos objetivos delineados nos eixos deste  documento enquadrador, nomeadamente ao proporcionar aos discentes oportunidades de valorização académica, enriquecimento pessoal, e de aprofundamento da língua inglesa, dado que os mesmos estudaram, durante três dias,  temas sociais e políticos da atualidade, prepararam moções escritas  sobre os temas e expuseram os seus argumentos e contra-argumentos em uma sessão simulada do parlamento europeu, tendo a totalidade dos trabalhos decorrido  em Inglês.

Por conseguinte, a realização da atividade permitiu aos alunos reforçar as seguintes competências: desenvolver o espírito critico, apresentar resoluções para problemas pertinentes da sua vida, reforçar a interação interpares, bem como estreitar laços com os docentes, no âmbito de uma situação de aprendizagem informal enriquecedora, num contexto bastante motivador.  Para a concretização da atividade, foi fundamental o apoio, não só da direção da ESAG, como, ainda, dos pais e Encarregados de Educação dos alunos, assim como a compreensão dos Diretores de Turma e dos professores dos respetivos Conselhos de Turma.

Pelos motivos acima expostos, congratulamo-nos com o êxito dos nossos alunos, os quais souberam fazer jus ao lema da Escola: “Somos uma família, somos ESAG!”

 

As professoras responsáveis,

Maria Manuela Gamero

Teresa Villas-Boas

 

 

 

Évora, 25 de fevereiro de 2022

A semana Ubuntu da Empatia - De 21 a 25 de Fevereiro

Escrito por terça-feira, 22 fevereiro 2022 22:23

 

A semana Ubuntu da Empatia que vai decorrer no nosso agrupamento, em colaboração com a biblioteca ESAG, o PNA e todos aqueles que se quiserem associar a esta celebração.
Esta iniciativa está ainda alinhada com o movimento internacional Empathy Week  

 

De 21 a 25 de Fevereiro, conta com diversas atividades como o Mural da Empatia e o Correio do Elogio, entre outras. Participa!

André de Gouveia pour un avenir éco

Escrito por domingo, 20 fevereiro 2022 18:08

IMG 20220217 WA0004

Erasmus+ em marcha, de novo, no agrupamento

Entre os dias 7 e 9 de fevereiro, dois professores do Agrupamento de Escolas André de Gouveia (Escola Básica 2/3 Conde de Vilalva) deslocaram-se a Atenas (Grécia) para a preparação da mobilidade de alunos à Grécia e Bélgica, no âmbito do Projeto ERASMUS + “Agissons pour un avenir éco”. O projeto em causa tem como parceiros, para além da Grécia e da Bélgica, a Itália e Portugal.

Durante a estadia em Atenas, foram realizadas diversas reuniões de trabalho onde se tratou de toda a logística e das atividades a desenvolver com os alunos durante a próxima ida a Atenas (em março) e à Bélgica.

 

 

IMG 20220217 WA0006

IMG 20220207 101421

IMG 20220209 123155

escola grega

 

ESAG recebe o escritor Filipe Faria

Escrito por quarta-feira, 26 janeiro 2022 17:33

20220124 154612

No dia 24 de janeiro, o escritor Filipe Faria esteve na Biblioteca da ESAG para um encontro com os alunos. Esta atividade, integrada no Projeto Cultural de Escola e no Plano Nacional das Artes, foi dirigida aos alunos do ensino secundário que frequentam a disciplina de Literatura Portuguesa.

O escritor, galardoado com os prémios Branquinho da Fonseca e Matilde Rosa Araújo de literatura juvenil, tem publicados vários romances. Esta foi uma oportunidade para os alunos ficarem a conhecer, na primeira pessoa, o percurso deste autor e, num diálogo muito animado, saberem mais sobre a literatura fantástica, o processo de construção das personagens e dos enredos.

No final de duas horas de conversa, ficou a satisfação por um encontro caloroso que teve a Literatura como mote.  Na ESAG, somos ARTE, somos FAMÍLIA, somos ESCOLA.

 

Cientificamente Provável

Escrito por quarta-feira, 12 janeiro 2022 22:14

20220111 151703

Os alunos de décimo ano, turma CT2, e de décimo primeiro ano, turma CT1, acompanhados por os seus professores de Biologia / Geologia e Físico – Química, participaram na palestra e no workshop sobre “Tinta Ferrogálica ao Microscópio” ministrados pela Professora Doutora Teresa Ferreira, Dr.ª Margarida Nunes e Dr.ª Gláucia Martins investigadoras do Laboratório HÉRCULES da Universidade de Évora.

Enquanto na palestra os alunos ficaram a saber o que era a tinta ferrogálica, e quais os seus efeitos, no workshop tiveram oportunidade de experimentar um microscópio digital, um colorímetro e um elétrodo plano medidor de pH, para estudarem esta tinta.

Esta parceria, entre a Biblioteca da ESAG e o Laboratório HERCULES, está associada à iniciativa Cientificamente Provável que se propõe aproximar o Ensino Secundário e o Ensino Superior, contribuindo para o enriquecimento do percurso formativo dos alunos através do contacto com investigadores e práticas de investigação universitárias.

Obrigada às três investigadoras, por se disponibilizarem para partilhar os seus conhecimentos e experiências com os nossos jovens estudantes, e obrigada aos docentes que envolvem os seus alunos nestas atividades.