• NOTÍCIAS
  • Semana Olímpica ESAG 2019 # 1 a 5 de abril

Oferta formativa 22 23 720x350

Parlamento Dos Jovens - Sessão Nacional: Fake News Destaque

Classifique este item
(0 votos)

A sessão nacional teve lugar no Palácio de S.Bento nos dias 30 e 31 de Maio.

Nesta sessão todos os distritos levaram representantes que desempenhavam a função de deputados ou de jornalistas. O círculo de Évora teve a honra de levar 6 deputados, 2 dos quais são alunos da Escola Secundária André de Gouveia, bem como 1 Jornalista, cujos nomes são:

Guilherme Silva Branco - Deputado

Maria Carolina Piteira - Deputado

Luis Antunes - Jornalista

  

2 (1)

 

Dia 30 de maio (1º dia)

3 (1)

O dia começou com a chegada dos deputados ao palácio de S. Bento, às 9h30 sendo este o primeiro momento de verdadeira interação entre os deputados dos diversos Distritos.

De seguida, teve lugar a primeira parte da reunião de Comissões, que consistiu num debate sobre os projetos de recomendações aprovados nos diversos círculos eleitorais sob a orientação de Deputados/as da Assembleia da República.

Após um breve intervalo, deu-se início à segunda parte da reunião de comissões que foi um debate na especialidade, fez-se a redação final do projeto de recomendação da Comissão e também a seleção das perguntas aos deputados da Assembleia da República a apresentar no Plenário.

 IMG20220530171044

Quando acabaram as reuniões, ocorreu um dos momentos mais marcantes do dia - tivemos o prazer de assistir a uma atuação espetacular de uma orquestra que tocou sinfonias/músicas sonoras que ouvimos desde criança, como por exemplo as dos filmes: “O Rei leão”, “Star Wars” e “Aladin”.

 orquestra

Por volta das 19h00, o jantar deu a oportunidade de conhecer um pouco mais de cada um, foi um “momento chave” para o excelente convívio e para os acontecimentos do dia seguinte.

 

Dia 31 de maio (último dia)

O segundo e último dia foi super enriquecedor, começou com uma cerimónia de abertura com a presença de grandes nomes, como por exemplo:

  

Durante o discurso dos constituintes da mesa foram proferidas frases/citações que me ficaram na memória e sinto a obrigação de as partilhar:

 PRESIDENTE

Augusto Santos Silva- Presidente da Assembleia  da República

 

MINISTRA

 Ana Catarina Mendes- Ministra adjunta dos da República       

 

QUINTANILHA

 Deputado Alexandre Quintanilha

         

1º “Desconfia-se sempre de quem não procura a verdade e desconfia-se sempre de quem diz que já encontrou a verdade” - Augusto Santos Silva.

 

2º “Não sonhei ser ministra, sonhei ter a responsabilidade de poder também mudar a vida de pessoas do meu país”- Ana Catarina Mendes.

 

3º “O problema do mundo atual é que os tolos e fanáticos estão cheios de certezas e os mais sábios estão cheios de dúvidas” - Alexandre Quintanilha.

 

Mais tarde, mas ainda durante a manhã, seguiram-se as perguntas aos deputados, o que foi bastante interessante pois pudemos ver a “ação” mais de perto.

 

Durante o período da tarde começou o debate sobre quais medidas que realmente queremos ver implementadas no nosso País; foi extremamente gratificante assistir às intervenções de tantos jovens, de diversas cidades, com tanto gosto pela política e com uma voz ativa.

    ASSEMBLEI CHEIA

A recomendação final aprovada foi: https://jovens.parlamento.pt/Documents/Recomendacao_Final_SEC2022.pdf

 

A despedida do parlamento foi, sem dúvida, mais complicada do que todos nós esperávamos… mas teve momentos únicos, tais como os discursos de cada porta-voz, o discurso da mesa, entre outros. Mas, o que mais me tocou foi ver a união de 150 jovens a cantar o hino nacional.

 

Um especial obrigado à Professora Conceição Peres que sempre acompanhou este projeto lado a lado connosco e sem a sua ajuda teria sido impossível alcançar o que NÓS (ESAG) conseguimos alcançar.

 

“Achei a experiência bastante enriquecedora e não tenho dúvidas que deve continuar a acontecer ao longo dos anos. Foram dois dias de muito convívio e de grandes aprendizagens e recomendo a participação a todos os alunos” - Deputada Maria Carolina Piteira

 

“Foi uma experiência magnífica que espero ter a oportunidade de repetir, criei várias amizades ganhei bastantes conhecimentos e desenvolvi/conheci capacidades que não sabia que tinha, sinto-me extremamente orgulhoso e de coração cheio ao ver que esta geração se interessa tanto pela política e quer o melhor para o nosso País, julgo que todos os presentes e os que assistiram em casa ficaram com a ideia de que o nosso país parece estar em boas mãos”.  Jornalista Luís Antunes

Luís Antunes

 

Modificado em terça-feira, 07 junho 2022 21:35