• NOTÍCIAS
  • Eco escolas - Escola Básica dos Canaviais

Oferta formativa 22 23 720x350

“Agora, conto eu!” - Boa prática reconhecida pelo Plano Nacional de Leitura Destaque

Classifique este item
(0 votos)

Para assinalar o Dia da Criança, a biblioteca da escola Conde de Vilalva convidou, mais uma vez, os alunos do 2.ºciclo para contarem histórias aos seus colegas do pré-escolar.

Por conseguinte, os alunos disponibilizaram-se para contar histórias em vídeo. Os encarregados de educação filmaram os seus educandos.

Os alunos e as famílias selecionaram as histórias, em articulação com a docente Rosa Perdigão e a coordenadora das bibliotecas, Maria Lucinda Polícia.

Consideramos que esta atividade, para além de ser claramente inclusiva, valoriza o interesse das famílias pelo trabalho realizado com os seus educandos; promove a leitura, recorrendo às tecnologias de informação e comunicação, nunca descurando o livro, fomentando-se claramente a promoção das literacias da leitura e dos media. O aluno assume o papel central, na dinamização da Hora do Conto, em formato digital!

Continuaremos a desenvolver esta atividade, considerada uma boa prática pelo Plano Nacional de Leitura!

O principal objetivo e intencionalidade destas atividades, é a de que as crianças desenvolvam interesse pela leitura e escrita, uma vez que ao ouvir histórias, a criança tem a oportunidade de enriquecer e alimentar a sua imaginação, ampliar o útil, aprender a refletir em circunstâncias variadas, desenvolver o seu pensamento lógico e espírito crítico, através das manifestações de humor e da sua curiosidade natural.

Modificado em segunda-feira, 30 maio 2022 14:00