• NOTÍCIAS

Comemoração do Dia Mundial das Aves Migratórias Destaque

Classifique este item
(0 votos)

comemoraçãoaves

“O Dia Mundial das Aves Migratórias celebra-se anualmente no segundo fim-de-semana de maio de cada ano. Em 2021, o tema subjacente a esta comemoração é “Sing, Fly, Soar – Like a Bird!”. Pretende-se com este tema destacar o fenómeno do canto e do voo das aves, de forma a inspirar e ligar pessoas de todas as idades, e de todo o mundo. Por outro lado, o tema tem como objetivo apelar a que todos usem as suas próprias vozes e a criatividade para expressar a sua estima pelas aves e pela natureza.”

A 12 de maio, a ESAG assinala este dia com  um conjunto de atividades alusivas à Comemoração do Dia Mundial das Aves Migratórias - Observação de Aves nos Espaços Exteriores da escola, com a colaboração de um biólogo do ICNF, e exploração de uma Exposição dedicada às Aves Migratórias, no Museu de Ciências da ESAG. Ainda no âmbito do Programa Eco-Escolas ocorre o lançamento da Campanha Green Cork e o Hastear da Bandeira Verde 2020. 

Pretende-se que seja um dia simbólico, que coincide com a fase final da migração de primavera, altura em que a maioria das aves está em plena época de nidificação. Em Portugal, grande parte das aves nidificantes chegam oriundas da África subsariana. No fim do verão e no outono, estas aves migradoras empreendem novas viagens épicas desde os territórios de nidificação, até às zonas de invernada, geralmente em território africano. 

Podemos dizer que "as aves conectam o mundo" e que nós, cidadãos, temos a oportunidade de reavaliar a nossa relação com a Natureza e reconstruir um mundo ecologicamente mais responsável.

 

Saudações Eco,

Pel' A Equipa Eco-Escolas

Cláudia Cruz

 

Link - Aves que nos Rodeiam - Calendarização