• NOTÍCIAS
  • Visita de Estudo dos alunos do 3.º ano do Curso Técnico de Apoio à Gestão Desportiva - ESAG

Cartaz Oferta Formativa 2021

selo

Noticias

185172380 1789059127939365 3110063735389652891 n

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, respondeu positivamente a um convite dos alunos da turma 5 ° E, da Escola Conde Vilalva, e esta manhã esteve na sala de aula explicando o Plano de Mobilidade do município para a cidade.
Esta presença do edil eborense acontece no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, na sequência da qual os alunos contactaram o autarca eborense com várias questões sobre os problemas de mobilidade na cidade, nomeadamente na mobilidade relacionada com cidadãos portadores de deficiência.
O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, não só se disponibilizou para se deslocar a este estabelecimento de ensino, como explicou o Plano de Mobilidade e respondeu “in loco” a todas as perguntas colocadas pelos jovens munícipes.
Para além de vários docentes, a Diretora do Agrupamento de Escolas n °4 de Évora, Maria de Lurdes Batista, acompanhou e assistiu a esta “aula do professor” Carlos Pinto de Sá.
Noticia retirada do site :  https://www.facebook.com/EvoraNoticias

Comemoração do Dia Mundial das Aves Migratórias

Escrito por quarta-feira, 12 maio 2021 10:23

comemoraçãoaves

“O Dia Mundial das Aves Migratórias celebra-se anualmente no segundo fim-de-semana de maio de cada ano. Em 2021, o tema subjacente a esta comemoração é “Sing, Fly, Soar – Like a Bird!”. Pretende-se com este tema destacar o fenómeno do canto e do voo das aves, de forma a inspirar e ligar pessoas de todas as idades, e de todo o mundo. Por outro lado, o tema tem como objetivo apelar a que todos usem as suas próprias vozes e a criatividade para expressar a sua estima pelas aves e pela natureza.”

A 12 de maio, a ESAG assinala este dia com  um conjunto de atividades alusivas à Comemoração do Dia Mundial das Aves Migratórias - Observação de Aves nos Espaços Exteriores da escola, com a colaboração de um biólogo do ICNF, e exploração de uma Exposição dedicada às Aves Migratórias, no Museu de Ciências da ESAG. Ainda no âmbito do Programa Eco-Escolas ocorre o lançamento da Campanha Green Cork e o Hastear da Bandeira Verde 2020. 

Pretende-se que seja um dia simbólico, que coincide com a fase final da migração de primavera, altura em que a maioria das aves está em plena época de nidificação. Em Portugal, grande parte das aves nidificantes chegam oriundas da África subsariana. No fim do verão e no outono, estas aves migradoras empreendem novas viagens épicas desde os territórios de nidificação, até às zonas de invernada, geralmente em território africano. 

Podemos dizer que "as aves conectam o mundo" e que nós, cidadãos, temos a oportunidade de reavaliar a nossa relação com a Natureza e reconstruir um mundo ecologicamente mais responsável.

 

Saudações Eco,

Pel' A Equipa Eco-Escolas

Cláudia Cruz

 

Link - Aves que nos Rodeiam - Calendarização

 

 

O CENTRO DE CIÊNCIA VIVA DE ESTREMOZ VEIO À EBCV

Escrito por sexta-feira, 07 maio 2021 10:29

WhatsApp Image 2021 05 05 at 11.54.36 1

WhatsApp Image 2021 05 05 at 11.54.37 1

WhatsApp Image 2021 05 05 at 11.54.37WhatsApp Image 2021 05 05 at 11.54.35

 

Nos dias 26, 29 e 30 de abril a Escola Básica Conde de Vilalva acolheu três elementos do CCVE no âmbito do projeto DAC “Ver a Terra e as estrelas”; o público-alvo foram as turmas do 7º Ano de Escolaridade.

Este projeto foi desenvolvido em três Workshops alusivos às Ciências Naturais e Físico-Química e contemplou os seguintes temas:

1 - Ver a Terra com a Geologia - Do ciclo das Rochas ao ciclo tectónico;

2 - Ver a Terra com a Física - Das ondas sísmicas à estrutura da Terra;

3 - Ver o Universo através dos tempos, com os grandes pensadores: de Aristóteles a Einstein. Uma história de Ciência.

Para além das disciplinas proponentes, outras disciplinas dos Conselhos de Turma se juntaram ao projeto, participando ativamente no mesmo.

Professores e alunos envolvidos mostraram-se atentos, interessados pelas temáticas propostas e ativos nas interações ocorridas; o balanço final foi muito positivo, tendo sido amplamente atingidos os objetivos propostos para o projeto.

Os professores responsáveis agradecem toda a colaboração prestados pelos vários elementos da comunidade escolar.

0001 2

No dia Nacional do Bombeiro a EB de Canaviais homenageou esta instituição.
Aqui fica o registo fotográfico do projeto "Doar" dinamizado pela turma do 4ºA  em parceria com os pais.

O projeto consistiu na doação de materiais(luvas,aventais e outros equipamentos) aos bombeiros, adquiridos com o dinheiro que tinham angariado para o passeio de finalistas que andavam a juntar já há algum tempo.
Um gesto muito bonito e generoso por parte de todos.
Parabéns professora Rosário, alunos e pais pela vossa iniciativa!

Comemoração do Dia Mundial da Dança

Escrito por quarta-feira, 28 abril 2021 19:49

 

Agora, conto eu!

Escrito por quarta-feira, 28 abril 2021 19:13

 

"A leitura de histórias e a exploração de livros têm, para além da criação de relações afetivas, outros benefícios no desenvolvimento das crianças, uma vez que promovem a autonomia, aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento do espírito crítico. É fundamental para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo”

 

 

Agora, conto eu!

Escrito por quarta-feira, 28 abril 2021 19:10
Para assinalar o Dia Mundial do Livro, na Escola de Canaviais de Évora, a aluna Clara Aires da sala B, do Jardim de Infância, contou uma história aos seus colegas. As histórias fazem parte da infância, tal como o ato de brincar, e permitem à criança fantasiar e lidar com algumas angústias do seu dia-a-dia. Ao ouvir histórias, a criança tem a oportunidade de enriquecer e alimentar a sua imaginação, ampliar o vocabulário, aprender a refletir e aceitar situações variadas, desenvolver o seu pensamento lógico e espírito crítico, através de manifestações de humor e satisfação da sua curiosidade natural. O principal objetivo e intencionalidade destas atividades, é a de que as crianças desenvolvam interesse pela leitura e escrita, uma vez que constitui um meio eficaz para as pôr em contacto com a literatura, para proceder a uma iniciação literária que, pelo prazer a que surge associada, pode constituir um caminho seguro para a apreciação literária.

PROJETO INTEGRADO NO ECOESCOLAS

Escrito por sexta-feira, 23 abril 2021 16:43

 

Um grupo de alunos excepcionais da ESAG dão continuidade ao projeto de recuperação e manutenção do pátio interior situado nos blocos A e B desta escola. 

Na semana em curso procederam à limpeza do tanque que é o habitat de alguns peixinhos e removeram da terra uma árvore já podre.
O entusiasmo deles nestas tarefas foi uma coisa bonita de se ver! 
Parabéns !
DIA MUNDIAL DO LIVRO
No dia 23 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
A Rede de Bibliotecas de Évora convida à leitura toda a comunidade educativa das 10h30 às 10h50.

Convidamos toda a comunidade educativa a partilhar connosco o prazer da leitura!

Vamos todos participar!