• NOTÍCIAS
  • Os Leitores de Segunda estão de regresso!

Oferta Formativa 2023/24

ofertaformativa23 24

Noticias

Dinamizadores: Bibliotecas do Agrupamento de Escolas André de Gouveia de Évora, professores de português e alunos do 2.º ciclo da Escola Conde de Vilalva de Évora, com o apoio dos encarregados de educação.
"A leitura de histórias e a exploração de livros têm, para além da criação de relações afetivas, outros benefícios no desenvolvimento das crianças, uma vez que promovem a autonomia, aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento do espírito crítico. É fundamental para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor e ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo”.

Agora, conto eu! Francisco Rego - 6.ºC - "Uma Cadela Amarela e Vários Amigos Dela" de manuela castro neves 

 

Dinamizadores: Bibliotecas do Agrupamento de Escolas André de Gouveia de Évora, professores de português e alunos do 2.º ciclo da Escola Conde de Vilalva de Évora, com o apoio dos encarregados de educação.
"A leitura de histórias e a exploração de livros têm, para além da criação de relações afetivas, outros benefícios no desenvolvimento das crianças, uma vez que promovem a autonomia, aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento do espírito crítico. É fundamental para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor e ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo”.

Agora, conto eu! Francisco Cochicho - 6.ºC - "A surpresa de Handa" de eileen browne

 

Father's Day - 19 de março

Escrito por quinta-feira, 18 março 2021 09:43

diadopai

father day 1 page 0001

Father's Day

Escrito por quinta-feira, 18 março 2021 09:41

diadopai

0001

Dinamizadores: Bibliotecas do Agrupamento de Escolas André de Gouveia de Évora, professores de português e alunos do 2.º ciclo da Escola Conde de Vilalva de Évora, com o apoio dos encarregados de educação.
"A leitura de histórias e a exploração de livros têm, para além da criação de relações afetivas, outros benefícios no desenvolvimento das crianças, uma vez que promovem a autonomia, aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento do espírito crítico. É fundamental para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor e ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo”.

Agora, conto eu! Miguel Cavalheiro - 6.ºB - "Dez histórias para ensinar às crianças o que são as emoções" de Susana Pedro

 

Dinamizadores: Bibliotecas do Agrupamento de Escolas André de Gouveia de Évora, professores de português e alunos do 2.º ciclo da Escola Conde de Vilalva de Évora, com o apoio dos encarregados de educação.
"A leitura de histórias e a exploração de livros têm, para além da criação de relações afetivas, outros benefícios no desenvolvimento das crianças, uma vez que promovem a autonomia, aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento do espírito crítico. É fundamental para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor e ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo”.

Agora, conto eu! Leonor Murteira - 5.ºD - "Os sapatinhos Vermelhos"

 

Dinamizadores: Bibliotecas do Agrupamento de Escolas André de Gouveia de Évora, professores de português e alunos do 2.º ciclo da Escola Conde de Vilalva de Évora, com o apoio dos encarregados de educação.
"A leitura de histórias e a exploração de livros têm, para além da criação de relações afetivas, outros benefícios no desenvolvimento das crianças, uma vez que promovem a autonomia, aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento do espírito crítico. É fundamental para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor e ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo”.

Agora, conto eu! Liane Ribeiro - 6.ºC -  A Lebre? e a tartaruga ?

 

158799065 1742284872597604 5350953857594038089 o
Foram já apurados os alunos que passaram à fase intermunicipal na 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Realizaram a prova os 12 alunos apurados na fase de escola . Passaram para a fase seguinte 6 alunos: 3 do 2º ciclo e 3 do 3º ciclo. A prova incidiu sobre os seguintes livros: O Rapaz do Pijama às Riscas de John Boyne e Pedro Alecrim de António Mota.

Assim, estarão presentes na próxima fase, a realizar no mês de Abril em Portel, os 6 alunos apurados na fase municipal.

O júri do concurso foi composto por Maria José Alves (Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares), Isabel Videira (Presidente da Direção da Associação de Solidariedade Social dos Professores- Delegação de Évora) e Jorge Lopes (Técnico Superior da CME na Área de Bibliotecas e Documentação).

Alunos apurados do 2º ciclo: Miguel Cavalheiro ( Escola Conde de Vilalva), Maria Teresa Valadares ( Escola André de Resende) e Pedro Riscado ( Escola Conde de Vilalva) . Alunos apurados do 3.ºciclo: Alice Serrano (Escola Gabriel Pereira), Francisco Costa (Escola Conde de Vilalva) e Rui Riscado (Escola Conde de Vilalva).

Os diplomas e prémios de participação aos alunos serão entregues, quando as aulas forem retomadas.

A grande final nacional está prevista para 5 de Junho de 2021, em Oeiras. 

"AGORA, CONTO EU!"

Escrito por segunda-feira, 08 março 2021 19:29
Dinamizadores: Bibliotecas do Agrupamento de Escolas André de Gouveia de Évora, professores de português e alunos do 2.º ciclo da Escola Conde de Vilalva de Évora, com o apoio dos encarregados de educação.
"A leitura de histórias e a exploração de livros têm, para além da criação de relações afetivas, outros benefícios no desenvolvimento das crianças, uma vez que promovem a autonomia, aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento do espírito crítico. É fundamental para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor e ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo”.

Agora, conto eu! por Aline Ribeiro (6.ºE) "O rapaz que comia livros" de Oliver Jeffers

Dia da Mulher - 8 de Março

Escrito por segunda-feira, 08 março 2021 08:46

mulher

Um dos temas mais recorrentes do século XXI, é o da igualdade entre homens e mulheres.

O papel da mulher na sociedade de hoje tem sido encarado de forma diferente, embora ideias arreigadas no coletivo sejam difíceis de derrubar.

A sociedade está estruturada para que os homens ainda ocupem papéis determinantes e decisores, mas cada vez mais o homem e mulher tendem a desempenhar papéis colaborativos e competitivos.

 No entanto ainda vai ser necessário mais uma ou duas gerações para que a mudança de mentalidades se opere completamente, é difícil e cabe também a nós escola contribuir para que tal aconteça.

A educação passa das mães e pais para os seus filhos e filhas, os ensinamentos reproduzem-se fazendo com que determinados comportamentos passem através de várias gerações.

O caminho da mulher face à implementação da sua dignificação passa sem dúvida alguma pela educação, não passa por cotas (gera muitas vezes que as menos preparadas ocupem determinados lugares), passa pela assunção das nossas competências, para isso é preciso cada vez mais mulheres habilitadas e preparadas.

A dicotomia homem mulher está a desmoronar-se, nós temos a força dos tempos, somos resilientes, voluntariosas, focadas e ao mesmo tempo temos a esperança e a fé necessária para que a mudança aconteça.

Mais uma vez o papel da escola é fundamental.

Uma nota interessante, sendo mulher nunca senti nenhuma diferença entre ser ou não ser, nenhuma necessidade de me afirmar enquanto mulher. A única necessidade que senti e sinto é o de me afirmar como pessoa que gosta de contribuir para uma sociedade mais justa e humanista.

Não há homens, nem mulheres, há pessoas!

 

A diretora

Maria de Lurdes Beraldo de Brito

"Agora, conto eu!"

Escrito por quinta-feira, 25 fevereiro 2021 16:24

agoracontoeu

"Agora, conto eu!" - projeto das bibliotecas André de Gouveia de Évora, dinamizado pela biblioteca da Escola Conde de Vilalva, em articulação com os docentes de português, com a colaboração dos encarregados de educação e o empenho dos alunos do segundo ciclo.      
Visite o Site :

Já Leste um Poema Hoje ?

Escrito por quinta-feira, 25 fevereiro 2021 11:06

Já leste um poema hoje 25fev