• “Direção desportiva de excelência” – Parceria ESAG/Universidade de Évora

PES – Palestra sobre “Os afetos e desafetos no namoro e nas relações interpessoais Destaque

No âmbito do PES, e para assinalar o Dia Internacional da Mulher (criado em 1917 e oficializado em 1975 pela ONU), realizou-se uma palestra sobre “Os afetos e desafetos no namoro e nas relações interpessoais”, no anfiteatro da Escola Secundária André de Gouveia, dinamizada pela Psicóloga Rita Martinho da APAV.
Nesta palestra, dirigida às turmas de 10.º e 12.º anos, foi feito um debate sobre comportamentos abusivos no namoro. Foi feita uma reflexão sobre os perfis das vítimas e abusadores, bem como identificação de sinais precoces das relações abusivas, importante para cortar o círculo vicioso da violência.
Por fim, foi feita uma dinâmica prática “Role-play” com a participação dos alunos, em que puderam “experienciar” os papéis de vítimas e abusadores em relações hétero e homossexuais.
Os alunos participaram com interesse, mostrando-se motivados e empenhados.
Com esta palestra pretende-se, sobretudo, contribuir para alterar comportamentos e atitudes, para que, no futuro, esta efeméride não seja mais do que uma data histórica.

foto 374 foto 375 foto 376

Conceição Marinho