Oferta formativa 22 23 720x350

Comemorações do Centenário de José Saramago na ESAG Destaque

foto 095Hoje, dia 16 de novembro, decorreu na biblioteca escolar da ESAG um conjunto de atividades que tinham como objetivo assinalar a data do centenário do nosso Nobel da Literatura:

Começamos às 9h20 com “As possibilidades do acaso”, uma palestra proferida por Gilda Encarnação sobre os “acasos” que dirigiram Saramago para a escrita da obra “A Viagem do Elefante”.

Continuamos dentro do mesmo tema às 10h25 com “As possibilidades do elefante.” Uma performance dos alunos do 2.ºPIAA que resultou da adaptação da obra “A Viagem do Elefante.”

Às 11h25 António Fontinha contou (e encantou) histórias da tradição oral. Lembrando que, no discurso que proferiu aquando da entrega do prémio Nobel, Saramago começou por afirmar “O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever.” O que demonstra o quanto a tradição oral foi importante na formação do escritor e deve continuar a sê-lo para todos nós.

Participaram nestas atividades cerca de 180 alunos, 15 docentes e 5 pessoas externas à escola. Mas, ao longo da semana, todos participamos nas comemorações. Que são, afinal, apenas mais uma forma de motivar para o prazer da leitura.

A professora Teresa Rodrigues preparou uma proposta de atividade para que, ao longo da semana, todas as turmas visualizem um vídeo e façam leituras de vários fragmentos das diferentes obras de José Saramago. E a nossa aluna Lara Santos partilhou a sua leitura da obra “Memorial do Convento”.

foto 097 foto 098
Modificado em quinta-feira, 17 novembro 2022 09:23