Festa de lançamento distrital dos livros das “Histórias da Ajudaris’18” Destaque

Realizou-se, no passado dia 8 de fevereiro, pelas 18:30H, no auditório da Escola Secundária André de Gouveia (Évora), a festa de lançamento distrital dos livros das “Histórias da Ajudaris’18”.

A AJUDARIS é uma associação particular de carácter social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social.

52269886 2548314305183017 8845607024398958592 o

Foi fundada em Julho de 2008 e considerada de Utilidade Pública desde Outubro do mesmo ano. A AJUDARIS figura assim como uma IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social.

Foi fundada por um grupo de voluntários que, pontualmente, faziam Intervenção Social, no terreno, junto de populações mais carenciadas do Grande Porto. Perante os constantes apelos da comunidade apoiada, surgiu a necessidade de criar respostas mais regulares, organizadas e eficientes que visam o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar.

O projeto “Histórias da Ajudaris” é um projeto de empreendedorismo social, pioneiro e inovador. Nascido em 2009 “Histórias da Ajudaris”, desafia anualmente crianças de todo o país a escreverem histórias para ajudarem outras crianças.

Na nossa festa, marcaram presença a Tuna da Universidade Sénior de Évora, os pequenos grandes autores que leram os seus textos e cantaram, professores solidários, professores bibliotecários e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas de Estremoz, Agrupamento de Escolas de Arraiolos, Agrupamento de Escolas André de Gouveia e Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício.

Estiveram presentes a Presidente da Direção da Associação Ajudaris, Dr.ª Rosa Mendes, a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Maria José Alves, o Professor Doutor Bravo Nico e a Senhora Diretora do Agrupamento de Escolas André de Gouveia, Dr.ª Maria de Lurdes Brito.