Évora escolhe representantes para o Concurso Nacional de Leitura Destaque

Ana Real e Guilherme Branco, da Escola Conde de Vilalva, e Tiago Menúria, da Escola André de Resende, são os representantes do concelho de Évora que irão participar na Fase Intermunicipal da 13ª edição do Concurso Nacional de Leitura, que irá ter lugar em Viana do Alentejo.

A escolha dos alunos teve lugar dia 18 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, naquele que foi o segundo momento desta salutar competição que tem como objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.

Ao todo, foram seis os alunos do 3º ciclo do ensino básico do concelho de Évora, anteriormente apurados na fase de Escola, que estiveram perante o júri a ler e a interpretar a obra “História de um caracol que descobriu a importância da lentidão”, de Luís Sepúlveda, um livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a Educação para a Cidadania.

O Júri, composto por Antonieta Félix, escritora eborense, Maria José Alves, CIBE RBE, e Joana Dias – Presidente da Associação “É Neste País”: promotora de contos e formas de contar, considerou que estes alunos demonstraram ter um melhor conhecimento e melhor argumentação da obra, num concurso que terminou com a leitura individual de “algumas linhas”.

A vereadora do pelouro da Educação da Câmara Municipal de Évora, Sara Dimas Fernandes, enquanto anfitriã, para além de ter dado as boas vindas, sublinhou a importância desta iniciativa e a disponibilidade da autarquia para a acolher. Recorde-se que, para além dos alunos de terceiro ciclo já referidos, irão estar presentes na fase intermunicipal, em Viana do Alentejo, os alunos Rui Riscado e a aluna Teresa Galiano do segundo ciclo da Escola Básica Conde de Vilalva.