Oferta Formativa 2024/25

oferta formativa 24-25

Simulacro - Escola Conde de Vilalva testa Plano de Emergência Interno Destaque

Perante um foco de incêndio na sala de convívio dos alunos da Escola Básica Conde de Vilalva, com seis vítimas (graves/ligeiros), um dos funcionários, que se encontrava nas proximidades deste local, deteta a situação e rapidamente procedeu em conformidade: ativou o Plano de Emergência Interno”.
Este foi o cenário testado, esta manhã, neste estabelecimento de ensino, com 600 alunos, que teve como finalidade treinar a resposta da organização interna de segurança da Escola Básica Conde de Vilalva, de acordo com as exigências da legislação de segurança contra incêndio em edifícios, exercitando as missões e tarefas definidas no Plano de Emergência Interno.
O exercício, que se insere nas atividades previstas no âmbito do Março – Mês da Proteção Civil – visou avaliar o Plano de Emergência Interno; detetar e corrigir eventuais disfunções do Plano de Emergência Interno; testar e rotinar comportamentos dos funcionários docentes e não docentes e dos alunos em situação de emergência; divulgar e aprofundar uma cultura de proteção e segurança junto da Comunidade Escolar; desenvolver procedimentos de planeamento, de coordenação e de conduta de operações que ajudem a melhorar as condições de atuação em situações de emergência e testar a resposta dos meios de socorro e segurança em caso de ocorrência real.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora e vereador da área da Proteção Civil, Alexandre Varela, assistiu ao simulacro realçando, no final do mesmo, a importância deste tipo de “exercício para que cada um saiba o papel que tem de desempenhar operante uma situação real. Neste caso concreto, para além das forças de segurança e de socorro envolvidas, permitam que destaque o comportamento dos alunos que cumpriram cabalmente as instruções dos assistentes operacionais e dos professores.
Mais fotos em:

foto 118 foto 119 foto 120 foto 121