Ação voluntária “Colheita das laranjas no Páteo São Miguel”

Escrito por quarta-feira, 21 fevereiro 2024 21:17

foto 115No dia 8 de Fevereiro de 2024, os alunos da turma 2PTD1 e a docente Soraya Conturbia realizaram uma atividade de ação voluntária, chamada “Colheita das laranjas no Páteo São Miguel”, em Évora, tendo as laranjas sido posteriormente distribuídas na Igreja de Santo Antão. Desenvolvida no âmbito do programa “Cidadania e Desenvolvimento”, com organização e parceria da Fundação Eugénio de Almeida, esta atividade pretendeu sensibilizar os alunos para a importância ética e de cidadania nas questões ambientais e da sustentabilidade, através de práticas responsáveis de cidadania por meio do voluntariado.

PES – “Dia Mundial do Cancro: Realização de um Laço Humano”

Escrito por quarta-feira, 21 fevereiro 2024 20:48

No dia 06/02 o Agrupamento de Escolas André de Gouveia, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, assinalou o “Dia Mundial do Cancro” com a realização de um Laço Humano.

Esta iniciativa teve como objetivo sensibilizar toda a comunidade educativa do Agrupamento para uma doença com tendência para aumentar e que representa uma das principais causas de morte no Mundo. Contudo, cerca de 30% dos cancros podem ser prevenidos com alteração de comportamentos, através da manutenção de hábitos de vida saudáveis. Por isso, nunca é demais alertar para o que é possível fazer, no sentido de diminuir os números crescentes de incidência desta doença.

De salientar a participação e empenho de toda a comunidade educativa, desde alunos, docentes e funcionários por uma causa de todos. Fizeram acontecer. A todos Muito Obrigada!

foto 106 foto 107
foto 108 foto 109
foto 110 foto 111
foto 112 foto 113
foto 114

Bike-Bus Escolar

Escrito por segunda-feira, 19 fevereiro 2024 16:02

Inserido na campanha Serpente Papa-Léguas – Jogo da Mobilidade a EBCV irá realizar nos dias 21 de Fev e 28 de Fev (Quarta-Feira) o seu Bike-Bus Escolar

Como funciona o Bike Bus:

A deslocação no Bike Bus Escolar será realizada através do uso da bicicleta pelos alunos, encarregados de educação, professores e funcionários que queiram e desejem aderir, contribuindo assim, para um futuro com maiores níveis de autonomia dos jovens, criação de hábitos saudáveis de deslocação utilitária, aumento dos índices de saúde pública e diminuição da pegada ecológica.

Partida às 07:55 do Início da Ecopista na Escola Galopim de Carvalho

foto 100

Próxima Estação 08:00 - A Estação dos Semáforos

foto 101

Próxima Estação 08:05 - A Estação da Rotunda

foto 102

Chegada à Estação Escola 08:10

foto 104

Distância total do percurso do seu ponto inicial 1500m com D+ de apenas 7m

foto 103

Fica a sugestão de apenas um Encarregado de Educação poder recolher e transportar as mochilas dos alunos no seu automóvel caso estas estejam muito pesadas e entregar na Escola.

Poderão existir outros pontos de saída de Bike Bus mais ajustados aos domicílios dos alunos, por iniciativa dos próprios Encarregados de Educação.

Boas Pedaladas

Agrupamento de Escolas André de Gouveia

foto 105

Via Láctea no Concelho de Mora

Escrito por segunda-feira, 19 fevereiro 2024 15:58

foto 094

Ciclo de cinema europeu

Escrito por segunda-feira, 19 fevereiro 2024 15:56

foto 095

Clube de Rugby de Évora na EBCV

Escrito por segunda-feira, 19 fevereiro 2024 15:53

Depois dos cursos Técnico Profissionais de Desporto, foi a vez das turmas da Escola Conde Vilalva usufruírem das experiências e vivências que os técnicos do Clube de Rugby de Évora (CRE) têm proporcionado aos nossos alunos.
As aulas de Tag Rugby foram dinamizadas durante todo o mês de Janeiro em todas as turmas do 5º e 6º ano e abertas também às turmas do 3ºciclo.
Iremos certamente afinar estratégias de forma a potenciar as sinergias que começam agora a ser desenvolvidas entre o Agrupamento de Escolas André de Gouveia e o CRE.
Voltaremos a encontrar-nos na semana Olímpica com a realização do torneio de Tag Ruby.

foto 096  foto 097  foto 098

PES – “Dia Mundial do Cancro: Realização de um Laço Humano”

Escrito por quinta-feira, 08 fevereiro 2024 16:24

foto 094No dia 06/02 o Agrupamento de Escolas André de Gouveia, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, assinalou o Dia Mundial do Cancro com a realização de um Laço Humano.
Na ESAG a cor escolhida foi o rosa, associada ao cancro da mama, que afeta cada vez mais mulheres, mas não só, também os homens podem ter cancro da mama. Por isso, é fundamental apostar na prevenção.
Na Escola EB 2,3 Conde Vilalva foram escolhidas as cores verde e azul; nas Escolas Básicas dos Canaviais, Galopim de Carvalho e Azaruja foi escolhido o azul e na Escola Básica do Bacelo foi escolhido o vermelho.
A comunidade educativa participou de forma massiva, desde alunos, docentes e funcionários, unidos por uma causa que é de todos.

foto 089 foto 090 foto 091 foto 092 foto 093

Recolha de resíduos sólidos, uma responsabilidade de todos

Escrito por terça-feira, 06 fevereiro 2024 21:07

No passado dia 26 de janeiro, os alunos da turma do 2ºPTD2 realizaram uma atividade de recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU), na envolvente da Escola Secundária André de Gouveia e do Lago da Malagueira, com o apoio da Junta de Freguesia. Esta ação desenvolveu-se no âmbito do programa Eco-Escolas e envolveu os docentes Maria Mira, Susana Pedro e Manuel Silva que, através da realização de uma DAC, promoveram a atividade, através da qual se pretendia sensibilizar os jovens e a comunidade em geral para a problemática da poluição, nomeadamente pela colocação destes resíduos fora dos locais apropriados para esse efeito. No final da manhã, foram contabilizados 15 sacos cheios de resíduos, que foram então colocados nos locais de recolha dos RSU.

foto 085 foto 086 foto 087 foto 088

Ciclo de cinema europeu