• Eco-Escolas Noticias
  • Alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas André de Gouveia visitam a Herdade do Freixo do Meio

Oferta Formativa 2023/24

ofertaformativa23 24

Classifique este item
(1 Vote)

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Floresta, 120 alunos das turmas do 8º ano, do agrupamento, visitaram a Herdade do Freixo do Meio, herdade alentejana com 520 ha de montado.

Os nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma nova geração que assumiu o desafio de gerir esta herdade como um Bem Comum.

O guia apresentou a história desta Agrofloresta (Montado) e fez uma visita guiada às diversas actividades agro-silvo-pastoris que se desenvolvem na herdade. Foi possível desta forma, verificar que há uma aposta clara no respeito pelos recursos naturais dos quais dependemos.

Contou-nos ainda que, através da criação de uma Cooperativa de Usuários, tornou-se num espaço de cooperação, de inclusão, de desenvolvimento pessoal, de trabalho e de construção de uma comunidade.

Promovem assim o desenvolvimento da região, integram na herdade projetos autónomos e complementares, sob a forma de microempresas, e colaboram ativamente com a investigação -Learning Center, da Universidade Gastronómica da Slow Food, e com a maioria das Universidades Portuguesas.

freixo do meio 1  freixo do meio