Alerta
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 387
Eco-Escolas (6)
No âmbito do Programa Eco Escolas, a ESAG aderiu à CampanhaGreen Cork Escolas 2022|2023 .
Os recipientes para a recolha das rolhas de cortiça encontram-se nos Blocos e Sala de Professores.
Mais Rolhas recicladas …mais Árvores plantadas!
Os professores Mariana Neves e Sérgio Machado, no âmbito da área Atividades para o Desenvolvimento da Capacitação, aplicada aos alunos com um Currículo Específico Individual, desenvolvem o Projeto - Há Girassóis na ESAG, integrado no Programa Eco–Escolas.
Alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas André de Gouveia visitam a Herdade do Freixo do Meio
Escrito por Administrator terça-feira, 22 maio 2018 15:06No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Floresta, 120 alunos das turmas do 8º ano, do agrupamento, visitaram a Herdade do Freixo do Meio, herdade alentejana com 520 ha de montado.
Os nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma nova geração que assumiu o desafio de gerir esta herdade como um Bem Comum.
O guia apresentou a história desta Agrofloresta (Montado) e fez uma visita guiada às diversas actividades agro-silvo-pastoris que se desenvolvem na herdade. Foi possível desta forma, verificar que há uma aposta clara no respeito pelos recursos naturais dos quais dependemos.
Contou-nos ainda que, através da criação de uma Cooperativa de Usuários, tornou-se num espaço de cooperação, de inclusão, de desenvolvimento pessoal, de trabalho e de construção de uma comunidade.
Promovem assim o desenvolvimento da região, integram na herdade projetos autónomos e complementares, sob a forma de microempresas, e colaboram ativamente com a investigação -Learning Center, da Universidade Gastronómica da Slow Food, e com a maioria das Universidades Portuguesas.
ESAG participa nos censos ibéricos de Grous (Grus grus) em Mourão
Escrito por Administrator terça-feira, 22 maio 2018 15:01Foram abertas inscrições às famílias, da nossa comunidade escolar, para a contagem de Grous (Grus grus) realizada no concelho de Mourão, uma das áreas de invernada, e integrada nos Censos Ibéricos da espécie.
A ESAG assegurou um dos pontos de observação constituindo uma das 6 equipas no terreno, coordenadas pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), tendo-se contado cerca de 900 Grous, entre os que se encontravam na zona de alimentação e os que se deslocavam para o dormitório.
Foi um espetáculo de rara beleza, que demonstrou o quão importante são estes ecossistemas para a biodiversidade e a razão da necessidade da sua conservação.